MODA E TECNOLOGIA

By 06:32

                                    

O MET (Metropolitan Museum of Art) realizou na segunda-feira, dia 2 de maio, em Nova Iorque o baile de gala conhecido como Met Gala. O tema deste ano foi “Manus x Machina” que explorou a relação entre processo o industrial e tecnológico com o artesanal na moda mundial. Nesta área nomes como Raf Simons para a Dior, Issey Miyake, Coco Chanel, Iris Van Herpen e Christopher Kane ganham destaque.

Diversas celebridades apostaram em roupas metálicas e estruturadas, lembrando máquinas. O cantor Zayn Malik usava por cima de seu terno Versace, armaduras de braço feitas de metal, também da mesma marca. O toque futurístico trouxe diversas referências a armaduras vikings, o que fez o ex-integrante da banda One Direction virar um dos maiores memes da noite.

                                         
                         Zayn Malik no Met Gala 2016 (Foto: Weheartit)

Mas o queridinho da noite foi o vestido feito por Zac Posen que iluminava a atriz Claire Danes. No tapete vermelho o vestido azul bebê era como qualquer outra celebridade se passando por Cinderella, mas ao se acender com pequenas fibras ópticas o vestido ganhava vida.

                               

                               
       Claire Danes e marido Hugh Dancy no Met Gala 2016 (Foto: Divulgação)

Apesar de feito de organza, um tecido leve, e fibras ópticas também leves, o vestido feito a 6 mãos levou 600 horas para ser feito e a atriz precisaram de um transporte especial. O estilistas Zac Posen alugou um ônibus para levar a Clare Danes até o evento sem danificar o vestido. Ela ainda revelou que entrou no Met Gala com o estilista em um braço e seu marido, Hugh Dancy, em outro, usando os para se equilibrar.

De acordo com o estilista, Ken Yu, ao acertar em cheio o propósito do tema da noite e ser o assunto principal do dia seguinte, Claire Danes junto a Zac Posen conseguiram alavancar uma tendência que não é pra qualquer um, mas deixou todos querendo testa-la.

“Diversos estilistas tentaram a combinação de led e fibra óptica com roupas. Todos eles tiveram um feedback positivo, mas a ideia nunca deslanchou até o Met Gala. Você via diversas roupas assim na passarela, mas ninguém nunca usando. É compreensível, devido aos riscos no dia-a-dia, mas acho que vamos ver sim muito mais dessa técnica nas passarelas e eventos como premiações e bailes como o Met.”- Afirma o estilista formado na PUC-Rio.

                                              
     Hugh Dancy, Claire Danes e Zac Posen chegando ao Met Gala 2016 (Foto: Divulgação)

O vestido usado por Claire Danes foi considerado um sucesso total. Mas você sabe como é feito um tipo de roupa com tanta tecnologia, como luzes de led, é feito?

Em entrevista ao jornal britânico Metro, Zac Posen revelou que o vestido estilo Cinderella usado por Claire Danes foi trabalhado à 6 mãos e ainda levou 600 horas para ser feito. O tecido utilizado, Gossamer, foi encomendado da França e a roupa contava com 30 mini baterias de LED que foram costuradas na emenda. Para manter sempre aceso, o vestido era oco por dentro. Posen quis explorar o tema do baile “Manus x Machina” juntando o passado ao presente.
“Estou interessado neste lugar, onde o passado e o futuro se encontram, porque isso é universal e encanta o mundo.. Reconhecendo um momento bonito e mágico entre fantasia e tecnologia”- Relatou o estilista nova iorquino.

Mas a tecnologia e a moda se juntam para roupas cada dia mais inovadoras. O projeto nomeado de Jacquard, em desenvolvimento pelo Google, busca criar um tecido inteligente que pode ser utilizado para qualquer modelo de peça. Trocar a música tocando em seu smartphone, acender ou apagar luzes de cômodos apenas passando a mão em sua roupa são apenas algumas de suas funções.

                                
                   Controle de devices. (Foto: Divulgação Project Jacquard)

Por enquanto temos a jaqueta carregador, edição limitada criada pelo estilista Tommy Hilfiger, em 2014. Através de painéis solares que captam energia solar e de um fiação escondida, a jaqueta envia energia para uma bateria que fica em um dos bolsos e tem duas saídas microUSB. Dessa forma, é possível carregar dois aparelhos smartphones ao mesmo tempo. Os painéis são a prova d`água e são facilmente removidos, podendo serem carregados em uma tomada normal. A jaqueta está disponível em versões masculinas e femininas apenas nos Estados Unidos por US$ 599.


Além da utilização das impressoras 3D para criação de vestimentas, estilistas e designers de joias criaram acessórios com dupla função. Uma pulseira ou relógio que também é um pen-drive ou colares que através do Bluetooth se comunicam com aplicativos mobile.


Marcela Rollemberg em 14/06/2016

 Listinha Fashion - Primeira Edição  Sobre a autora Especial Personagens: Lili, a ex Listinha Fashion - Segunda Edição (Livros) Cabelos Curtos Listinha Fashion - Terceira Edição Especial - Dress Code Findation

You Might Also Like

10 comentários

  1. Amei o vestido da Claire Danes no MET! Às vezes, aliar moda com tecnologia é genial!

    ResponderExcluir
  2. Quanta logística pra um vestido! Ainda bem que deu tudo certo na cerimônia e a peça não pegou fogo. Enquanto isso, o Zayn Malik ficou parecendo o Jax, do Mortal Kombat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ainda bem mesmo! Essas coisas tem muito risco envolvido. hahah Verdade Bjs

      Excluir
  3. Gostei da Emma Watson, que não foi mencionada no texto. Emma usou um vestido de peças reutilizáveis e feita de materiais recicláveis, uma proposta que, para ela, representa o futuro da moda. O conceito é genial. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei esse vestido, o Zac Posen realmente é um genio!

    ResponderExcluir